Notícias

22 de Março - Dia Mundial da Água Better WATER, Better Jobs

Waterday site

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água e defendendo a gestão sustentável deste recurso, assinala-se o dia 22 de Março de cada ano, como Dia Mundial da Água. Em 2016 centra-se no tema “Água e o Emprego” sendo o objetivo salientar como a quantidade e qualidade da água potável pode mudar vidas e meios de subsistência dos trabalhadores e até mesmo transformar as sociedades e economias.

Satisfazer as necessidades no domínio do abastecimento de água de forma eficiente, garantindo a quantidade e qualidade deste bem precioso é a nossa missão.

A ÁGUAS DO PLANALTO dedica o seu trabalho diário á melhoria da sua qualidade de vida.

Neste dia, partilha-mos consigo a mensagem da UNESCO:

 

Entre 1990 e 2010, 2,3 bilhões de pessoas obtiveram acesso a melhores fontes de água potável. Isso é positivo, mas não é suficiente. Mais de 700 milhões de pessoas ainda não têm acesso a uma água limpa e segura, para terem uma vida saudável.

O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos de 2016 (WWDR 2016) estima que por volta de dois bilhões de pessoas necessitem de acesso a um melhor saneamento, com as crianças e as mulheres em situação ainda mais precária. Muitos países em desenvolvimento estão localizados em regiões de tensão relativa aos recursos hídricos e provavelmente serão mais afectados pelas alterações climáticas.

Ao mesmo tempo, a preocura por água tem vindo a aumentar, em espcial nas economias emergentes nas quais a agricultura, a indústria e as cidades passam por um ritmo acelerado de desenvolvimento.

Por esta razão a água está no centro da nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A água está realçada no Objectivo 6, sobre a garantia da disponibilidade e da gestão sustentável da água e do saneamento. Ela é importante para o sucesso de todos os outros Objectivos, inclusive para fazer avançar a perspectiva de trabalho digno para todos, que é o foco do WWDR 2016.

A água é essencial para a agricultura, para a indústria, para o transporte e para a produção de energia, assim como é um motor para o crescimento econômico. Cria e mantém empregos em todo o mundo, mas a obtenção dos objectivos de desenvolvimento não será apenas uma questão de recursos hídricos adequados como matéria-prima.

A qualidade da água e do saneamento continua a ser essencial para se oferecer formas dignas de vida. Dos 2,3 milhões de mortes relacionadas ao trabalho que ocorrem todos os anos, 17 por cento deve-se a doenças transmissíveis e a água imprópria para o consumo. É por isso que a água potável e o saneamento seguro nos locais de trabalho devem ser prioridades em todos os lugares. A superação do desafio de se criar e manter trabalhos dignos frente à mudança climática e à escassez de água exigirá investimentos muito maiores em ciência, tecnologia e inovação.

As evidências mostram que o investimento em infra-estrutura e em serviços hídricos pode resultar em elevados retornos, tanto para o desenvolvimento econômico como para a criação de empregos. É importante que esses investimentos sejam planeados com todos os sectores interessados, incluindo o agrícola, o energético e o industrial, para que sejam assegurados os melhores resultados para todos.

Como a principal agência das Nações Unidas para a educação e as ciências hídricas, a UNESCO trabalha de forma activa para esses fins, com o Programa Hidrológico Internacional e sua rede de Comitês Nacionais, Centros e Cátedras. Desde 2003, o Instituto UNESCO-IHE para a Educação sobre Água formou milhares de cientistas e engenheiros hídricos provenientes de países em desenvolvimento. O Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos fornece aos governos e à comunidade internacional as informações mais actualizadas e politicamente relevantes sobre recursos de água doce em todo o mundo, assim como é pioneiro em novas técnicas de monitoramento hídrico sensível ao gênero. Tudo isso será essencial na concretização da Agenda 2030.

Os avanços exigem acções em todos os campos, por parte de governos, da sociedade civil e de iniciativa privada. Os desafios a enfrentar são enormes, tendo em conta as alterações climáticas, a escassez de água e a movimentação de trabalhadores de baixa qualificação. No entanto, a promoção de empregos de alta qualidade, enquanto preserva o meio ambiente e garante a gestão sustentável da água, é também um apoio para a erradicação da pobreza, no estímulo ao crescimento e na construção de um futuro com trabalho decente para todos. Esta é a mensagem da UNESCO para o dia Mundial da Água 2016.

Fonte: UNESCO

 

Pode tambem vizualizar o trailer oficial deste dia com um clique neste texto , e o site oficial